domingo, 29 de março de 2009

Tipos de panela


Hoje existem varios estudos no mundo sobre materiais de panela veja abaixo algumas caracteristicas importantes de cada uma em relacao a saude:



* Aluminio: existe uma transferencia durante o cozimento deste elemento, que apos ingerido, acumula-se no organismo, por tratar-se de metal pesado. Com o acumulo continuo e durante anos, sabe-se que causa problemas no sistema nervoso central podendo ate causar Mal de Alzheimer.O aluminio e o elemento mais abundante e barato, e tambem com boa conducao de calor, alem de ser leve, porem e prejudicial a saude. Para limpar lavar com água e detergente neutro, nunca polir a panela com esponja de aço, libera oxido de alumínio. E para quem deseja “clarear” a panela e so ferver com uma solução de água e ½ limão.


* Cobre: a favorita das doceiras, por ser um metal de excelente conducao e distribuicao de calor. Porem nao pode ser de cobre puro para preparacoes salgadas pois ocorrem reacoes quimicas com sais e oxidos produzindo toxinas que podem causar problemas renais, alteracoes osteoarticulares, e ate lesoes cerebrais.E muito importante que ela seja revestida com outro tipo de material como o aco inox por exemplo.
Pode-se utilizar o "tacho"de puro cobre no caso de preparo de zabaione (tipo de sobremesa a base de ovos) ou claras em neve e merengues, isto porque o cobre reage quimicamente tornando-se um estabilizante para as claras.
Lavar com água e detergente neutro, para o cobre na parte exterior fazer uma pasta de ½ parte de farinha de trigo, ¼ de vinagre e ¼ de água ou limpador apropriado.

* Barro: muito apreciada para pratos regionais no Brasil, porem deve-se tomar um cuidado muito grande antes de utiliza-la, pois e altamente porosa e passivel de ser um foco de contaminacao por microorganismos.E necessario prepara-la antes de utilizar, fazendo uma curagem da panela, isto e deve-se untar, encher de agua e levar ao forno (180 C) por 2 horas no mínimo, esfriar, repetir a operação, sempre que utilizar secar muito bem antes e guardar levemente untada.Tem a caracteristica de reter calor, portanto e muito apreciada para servir pratos que necessitem de calor constante.


* Cerâmica:Tomar cuidado pois podem conter cádmio, níquel e as de baixa qualidade o oxido de chumbo. O oxido de chumbo e utilizado no processo de vitrificacao do produto.Sabe-se que o cádmio provoca disturbios respiratorios como bronquite. O niquel provoca disturbios neurologicos. O oxido de chumbo provoca principalmente em criancas, disturbios no sono, baixa na capacidade mental, ele deposita-se nos ossos podendo causar envenenamento generalizado. Lavar com água e detergente neutro, e secar muito bem.


* Ferro: excelente na conducao e retencao de calor, porem tambem deve-se tomar alguns cuidados. Acredita-se que ajuda na prevencao de anemia ferropriva, porem deve-se junto a refeicao ingerir alguma fonte de vit. C (ex. suco de laranja) para que haja a fixacao do ferro no organismo.Apos a lavagem e importantissimo enxugar em seguida e guarda-la untada, pois a formacao da ferrugem no ferro apos ingerido causa uma oxidacao de gorduras do organismo que pode obstruir arterias.

* Pedra sabao: muito apreciada por reter bem o calor. E sabe-se que ela contribui com alguns elementos importantes na saude como calcio, ferro e manganes. Porem existem 2 cuidados, o primeiro e a questao da porosidade, tornando nao higienica e a segunda questao e a liberacao de niquel, para tanto e necessario fazer uma prevencao fazendo a curagem da panela, isto e, deve-se untar a panela, encher de agua, levar ao forno (180 C) por 2 horas, esfriar por 1 hora, e repetir a operacao, assim a panela ficara "selada" evitando a transferencia do niquel. Lavar com água e detergente neutro e secar bem antes de guardar.

* Panela de vidro: o preferido das nutricionistas, por nao ter porosidade, ser neutra, e nao causar dano a saude. O problema e a falta de praticidade pois so permite cozimento com liquido ou vapor, alem de quebrar com facilidade.



* Esmaltada: Necessário cuidar com o revestimento interno, que deve estar em perfeito estado para cozinhar. Costuma não suportar “choque térmico”(quente / frio), por essa razão fica internamente com aparência de “craquelado”. Nunca passar direto de quente para frio ou o contrario, para nao danificar a panela. Lavar com agua e detergente neutro.

* Aco inox: e mau condutor de calor, por esta razao e necessario que haja um fundo triplo (miolo com um bom condutor de calor como o aluminio e o cobre), tem a caracteristica de reter o calor apos aquecida. Hoje as melhores industrias desenvolveram panelas com tripla camada por toda a extensao do produto, existem panelas importadas que chegam a ter ate 7 camadas de diversos metais de boa condução de calor, para que haja uma melhor condução e distribuição de calor. Ainda e uma das melhores opcoes no mercado, com excecao das pessoas com alergia a niquel, pois contem 10% do elemento na composicao. Lavar com água e detergente neutro, para as manchas ferver água com ½ limão ou usar limpador para aço inox.

* Antiaderente PTFE (politetrafluoretileno): muito apreciada por permitir pratos com pouca gordura e ser antiaderente. O ptfe trata-se de um polimero plastico que apos arranhado libera particulas no alimento pode causar dano a saude. Existem estudos que relatam que passando dos 250C liberam gas toxico, o que esta causando muita discussao atualmente.Deve-se cuidar para nao danificar o revestimento e nao passar da temperatura limite. Lavar com água e detergente neutro, nunca utilizar abrasivos ou esponjas abrasivas. Secar e untar levemente antes de guardar.


NOVAS TECNOLOGIAS:
* SILARGAN: Aço ferromagnético fundido com uma cerâmica de alta tecnologia (esta cerâmica e composta de mais de 30 elementos). Maior diferencial do panela e com questão a saude que esta descrito abaixo, alem de permitir qualquer tipo de preparação: cozinhar, grelhar, fritar, refogar, assar, vapor, sendo que todas as preparações com altíssima performance.
- FAZ EFEITO ANTIBACTERIA, pois contem na composicao ions de prata (elemento utilizado em fabricacao de material cirurgico), evitando a proliferacao de microorganismos no alimento contido na panela. Ideal para pessoas com baixa imunidade (idosos, bebes, crianças, convalescentes).
- IDEAL PARA ALERGICOS A NIQUEL:a maioria das pessoas que tem alergia a niquel nao sabem que precisam "cortar" a fonte principal que sao as panelas. Isto porque todas as panelas contem niquel na composicao. As unicas panelas livres de niquel no mercado sao as de SILARGAN, que permitem qualquer tipo de preparacao culinária.Outro tipo de panela livre de niquel sao as de vidro, porem permite apenas cozimento com agua ou vapor, alem de se quebrarem com facilidade.
- NAO FAZ REACOES QUIMICAS ou TRANSFERENCIA DE ELEMENTOS NOCIVOS a saude, isto porque as panelas sao completamente neutras e sem porosidade, alem de ressaltar o real sabor dos alimentos.

* CERAPROTECT: Trata-se de um revestimento mineral, completamente atóxico, que suporta temperaturas ate 400º. C, sem se alterar, e tem característica anti-risco, sendo portanto mais durável que a uma anti-aderente comum. Permite preparo de alimentos com pouca ou nenhuma gordura.

NÃO SE DEVE GUARDAR ALIMENTOS NA GELADEIRA NA PROPRIA PANELA, com exceção de vidro (depois de esfriar) ou Silargan. A maioria contem porosidade em graus diferentes e alguns reagem quimicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário